terça-feira, 20 de julho de 2010

Timão precisa de ‘fôlego raro’ para conquistar o Brasileirão de 2010


Mano Menezes técnico Corinthians treino
O Corinthians já pode ser considerado favorito ao título do Campeonato Brasileiro? Jogadores e comissão técnica acham que ainda é cedo, mas os números dizem o contrário. Afinal, o aproveitamento até agora é de campeão. Só que apenas em duas das sete edições por pontos corridos, a equipe que disparou manteve fôlego.
Isso foi em 2003, com o Cruzeiro, e em 2006, com o São Paulo. O time mineiro, por sinal, teve o mesmo desempenho do Timão nas nove primeiras rodadas: seis vitórias e três empates. Líder isolado na ocasião, o clube, então comandado por Vanderlei Luxemburgo, disparou rumo ao título nacional.
A equipe do Morumbi, por sua vez, não teve desempenho tão bom, mas mesmo assim liderava após nove rodadas e conseguiu naquele ano o primeiro de uma sequência de três títulos nacionais (2007 e 2008 também). Liderado por Muricy Ramalho, o São Paulo ganhou seis, empatou um e perdeu dois em nove jogos.
- Aos poucos a equipe vai se colocando como favorita, mas ainda é cedo para falar em título. Porém, o Corinthians com esse desempenho está com aproveitamento de líder (77,8%), o mesmo das últimas equipes campeãs – falou Mano Menezes, depois da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no estádio do Pacaembu.
Em quatro dos outros cinco anos de pontos corridos, o campeão não esteve sequer no G-4 nas primeiras rodadas. O Santos, em 2004, foi o pior em nove jogos. Estava apenas em 15º. O Corinthians, em 2005, era o sexto, assim como o Flamengo em 2009. Já o São Paulo de 2008 era o sétimo. O de 2007 foi bem. Era o segundo.
- Só começar bem não adianta. Temos de ser regulares a competição toda. Se continuarmos assim nesse ritmo vai dar para brigar pelo títulos – disse Julio Cesar, titular do gol do Corinthians desde o afastamento de Felipe pela diretoria.
Líder do Brasileirão com 21 pontos, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira, às 21h50m, contra o Atlético-GO, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário