sábado, 21 de agosto de 2010

Ceará vence o Grêmio com um gol 'chorado' do veterano Geraldo


O torcedor do Ceará teve que esperar mais de dois meses para ver o seu time voltar a vencer. E o triunfo foi sofrido, no finzinho, literalmente chorado. Um gol de Geraldo aos 43 do segundo tempo garantiu os três pontos dos donos da casa, neste sábado, pelo Brasileirão. O meia, que saiu da reserva para presentear a torcida, foi às lágrimas após a jogada. Curiosos também foram os dois primeiros gols do jogo: no primeiro tempo da partida no Castelão, Willian Magrão e Anderson marcaram contra os patrimônios.
A última vitória do Vozão havia sido contra o Atlético-MG, no Mineirão, no dia 6 de junho. O Grêmio, por sua vez, perdeu a segunda partida - a primeira no Nacional - com Renato Gaúcho no comando.
Na próxima rodada, o Vozão (quarto com 24 pontos) enfrenta o Botafogo, no Engenhão, às 19h30m do dia 25. Já o Grêmio (16º com 15) vai receber o Santos às 22h do mesmo dia.
O jogo
O torcedor do Ceará que chegou atrasado ao jogo perdeu o primeiro gol da equipe. Logo aos 40 segundos de jogo, Wellington Amorim cruzou da direita na direção de Washington. Willian Magrão se antecipou na jogada e cabeceou para trás, tentando fazer o corte. Mas acabou jogando contra o patrimônio, no cantinho esquerdo de Victor. O curioso é que Magrão, no último jogo tricolor, marcou os dois da vitória de 2 a 0 sobre o Goiás.
O Grêmio tentou dar a resposta logo após a saída de bola. Jonas recebeu na área e bateu no canto esquerdo de Diego. O goleiro alvinegro defendeu em dois tempos.
A partir daí o Ceará tentou mais jogadas pelo lado direito, sempre com Wellington Amorim e João Marcos. Mas o time sentia um pouco a falta de entrosamento após as muitas mudanças promovidas pelo técnico Mário Sérgio. Os novos laterais titulares, Diego Sacoman e Júnior cearense, pouco apoiavam. O Grêmio foi se aproveitando aos poucos e tentava chegar, mas tinha dificuldade de alcançar a área.
A solução, então, era bater qualquer falta no ataque para a área. Aos 24 minutos, Douglas cobrou uma da meia esquerda, e a bola foi direto para o gol. Diego desviou para escanteio. Na cobrança, de novo Douglas. O meia jogou para a pequena área, ninguém tocou na bola até ela bater em Anderson e entrar. Assim, o Ceará retribuiu o gol contra para o adversário e perdeu a marca de não ter sofrido gols no Castelão no Brasileiro 2010.
No minuto seguinte, o Grêmio quase conseguiu a virada. Jonas fez jogada individual na intermediária e bateu dali mesmo. A bola raspou o travessão e saiu pela linha de fundo.
Aos 32, um lance polêmico. Após cruzamento na área do Grêmio, Ozeia subiu com Washington e desviou bola com a mão esquerda para a linha de fundo. O árbitro Cláudio Luciano Júnior interpretou que não houve intenção ou não viu o toque de mão e marcou apenas escanteio.
O Ceará não desanimou e conseguiu criar mais uma chance pelo lado direito. João Marcos cruzou na segunda trave, e Camilo, livre e desequilibrado, mandou à direita do gol.
Para finalizar o movimentado primeiro tempo, um pênalti para os donos da casa. Júnior Cearense lançou Camilo na área e este foi derrubado por Ozeia. O zagueiro Fabrício foi para a cobrança, caminhou lentamente para a bola e bateu no canto esquerdo. Victor espalmou para a frente, e a zaga tricolor afastou.
Geraldo marca e chora
Mário Sérgio tentou melhorar o Ceará com as entradas de Geraldo e Heleno nos lugares de Júnior Cearense e Careca. E o time alvinegro, que já havia terminado o primeiro tempo com mais presença ofensiva e sem finalizar muito, manteve o desempenho. Aos 11 minutos, Camilo recebeu na meia esquerda, puxou para o meio e bateu de fora da área. A bola foi sobre o gol de Victor, com perigo.
Aos 18, a torcida do Ceará perdeu de vez a paciência com Washington. O atacante teve grande chance após falha da zaga gremista, dominou na marca do pênalti e isolou. O gol perdido foi a senha para Mário Sérgio promover a estreia de Magno Alves, mas no lugar de Wellington Amorim. Os alvinegros não gostaram da substituição e gritaram "burro" para o comandante.
Apesar do clima ruim que ficou no campo, o Ceará seguiu sufocando e teve duas boas chances em seguida. Aos 24, Michel bateu falta da intermediária e obrigou Victor a espalmar para escanteio. Na cobrança, Fabrício ganhou no alto e cabeceou visando ao ângulo esquerdo. A bola saiu por muito pouco.
O Grêmio não conseguia criar e era espremido no campo de defesa. Aos 33, Camilo recebeu próximo à meia-lua e bateu rasteiro. Victor defendeu em dois tempos. A pressão enfim surtiu efeito. Restando dois minutos para o fim do tempo regulamentar, Magno Alves fez jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Geraldo dominou, levantou a bola e chutou no ângulo direito, sem chance para Victor. O veterano meia se ajoelhou para comemorar e chorou bastante com o feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário