sábado, 21 de agosto de 2010

Botafogo rouba o 3º lugar do Avaí e se livra da 'maldição das estátuas'


O dia era de festa para a torcida alvinegra pela inauguração da estátua de Jairzinho. E a alegria se tornou completa depois que o Botafogo derrotou o Avaí por 1 a 0 no Engenhão, gol de Fábio Ferreira. Estava decretado o "fim da maldição" em dias de homenagens no Glorioso. Na 'estréia' da estátua de Nilton Santos, em 2009, o Bota perdeu para o Vitória por 3 a 1. No Carioca deste ano, quando a festa foi pelo monumento para Garrinha, o Alvinegro foi humilhado pelo Vasco por 6 a 0.
Neste sábado, o fim da escrita fez o Botafogo chegar a 24 pontos e roubar do Avaí a terceira colocação do Brasileirão. (assista aos melhores momentos no vídeo). Os catarinenses, que atuaram com apenas três titulares, se mantiveram com 22 e caíram para a quinta posição.
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, no mesmo horário: 19h30m (de Brasília). O Botafogo recebe o Ceará no Engenhão, e o Avaí enfrenta o Internacional na Ressacada.
Mano acompanha jogo e vê em ação dois goleiros de sua primeira convocação
O técnico da seleção, Mano Menezes, acompanhou a partida no estádio. E o goleiro Renan, que estava na primeira convocação feita pelo comandante do Brasil, apareceu logo aos dez minutos, quando Renato Cajá cobrou falta para a área e o camisa 1 do Avaí defendeu. Por sua vez, o goleiro Jefferson, também chamado na lista inicial de Mano, pouco trabalhou no começo da partida, já que os catarinenses não conseguiam chegar ao campo de ataque do Botafogo.
Com muitos passes errados e cometendo faltas em excesso, os dois times tinham dificuldade para criar jogadas perigosas. Marcelo Cordeiro tentou surpreender Renan aos 17 minutos em um cruzamento com muito efeito, mas acertou a rede pelo lado de fora.
O Alvinegro seguiu insistindo em jogadas aéreas, e assim conseguiu marcar o primeiro gol da partida, aos 31. Maicosuel cobrou falta com precisão para a área, Fábio Ferreira subiu mais que a zaga e tocou de cabeça para abrir o placar.
fabio ferreira botafogo gol avaí
Fabio Ferreira (à dir.) comemora o gol da vitória do Botafogo sobre o Avaí (Foto: Jorge William / O Globo)
Logo depois de sofrer o gol, o time visitante passou a arriscar um pouco mais, obrigando Jéfferson a fazer boa defesa aos 34, depois de uma bola dividida na área. Aos 36, Vandinho se livrou da marcação e arriscou de fora da área. Jéfferson só acompanhou a bola saindo à esquerda. Enquanto a torcida fazia festa nas arquibancadas, o Botafogo quase marcou o segundo aos 39. Herrera aproveitou falha da zaga e levantou para Marcelo Mattos, que tocou de cabeça por cima no último bom momento do primeiro tempo.
Sávio entra, mas não resolve. Alvinegros seguram resultado
jobson botafogo patric avaí
Jogadores de Botafogo e Avaí disputam lance no
Engenhão (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)
Na volta para a etapa final, o técnico Antônio Lopes resolveu apostar na experiência de Sávio, que entrou no lugar de Leandro Bonfim e de cara recebeu uma enorme vaia dos torcedores alvinegros. Mas o jogo seguiu em ritmo lento, tanto que uma boa jogada só aconteceu aos nove minutos. Renato Cajá cobrou falta na intermediária, a bola pegou  efeito e tocou na rede pelo lado de fora.
Timidamente, o Avaí começou a sair um pouco mais a partir dos 15 minutos. Aos 21, por muito pouco não veio o empate. Sávio bateu escanteio, Gabriel tocou de cabeça e Jefferson defendeu. No rebote, Emerson concluiu e Fábio Ferreira tirou em cima da linha.
A resposta do Botafogo veio aos 26. Já com Caio em campo no lugar de Renato Cajá, Somália arriscou rasteiro, de longe, a bola desviou na zaga e passou muito perto do gol de Renan. Em busca do segundo gol, Joel Santana lançou Edno no lugar de Herrera, e o atacante criou uma boa chance em sua primeira jogada. Ele cruzou na área para Jobson, que não conseguiu concluir pois Diogo Orlando chegou na hora certa, aos 32.
Com certo domínio do jogo, o Botafogo tratou de segurar o resultado nos minutos finais. Loco Abreu também entrou na paritda, na vaga de Maicosuel. E Marcelo Cordeiro ainda apareceu livre na área aos 39, mas errou feio ao tentar cruzar e mandou pela linha de fundo. Nos acréscimos, o Avaí ainda permitiu dois ataques do Glorioso. Primeiro, Marcelo Mattos arriscou de fora da área e a bola passou à direita de Renan. Depois, Caio chutou sem direção, e o árbitro aproveitou para encerrar o duelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário